Sessão inaugural da Câmara de vereadores de Turvo

A sessão inaugural da Câmara de vereadores de Turvo, realizada na noite de sexta-feira, 15, marcou o início do processo legislativo para o biênio 2019/2020. A primeira parte da...

Política
Por: Colunista Política
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A sessão inaugural da Câmara de vereadores de Turvo, realizada na noite de sexta-feira, 15, marcou o início do processo legislativo para o biênio 2019/2020.

A primeira parte da sessão foi destinada ao executivo, representada na oportunidade pelo prefeito em exercício Edson Jair Dagostin (MDB) que deixou mensagem aos vereadores, enumerou as ações do ano passado e apresentou os planos e metas para este ano.

O presidente Hendel Maragno Pescador (MDB) abriu os trabalhos agradecendo a presença dos visitantes e enaltecendo que a sessão inaugural, apesar de não apresentar proposições dos vereadores, é uma formalidade prevista em lei e que abre oficialmente as ações legislativas. Ele destacou ainda que a Câmara pretende ser parceira do Executivo.

A segunda parte da sessão coube aos vereadores se pronunciarem. Luiz Lucinei Vitto pela bancada d MDB e Samuel Niotti pela bancada do PP.

Segunda-feira, 19, aconteceu a primeira sessão ordinária de 2019.

FAMILIA

Dentre as muitas pessoas presentes na sessão inaugural, o presidente Hendel Maragno Pescador estava emocionado com a presença de seus pais Rosangela e Enio e sua noiva Nicole, e nomeou também vários amigos presentes na sessão. “É a realização de um sonho”, disse, se referindo à presidência da casa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Ex-secretária de saúde assume cadeira no Legislativo de Turvo

Na noite de segunda-feira, 18, a ex-secretária de saúde  de Turvo, Cleonice Lima Silvano assumiu sua vaga definitiva na Câmara de Vereadores após deixar o cargo na pasta que ocupou por 10 anos. Cleonice assumiu a secretaria nos dois mandatos de Ronaldo Carlessi e nos dois primeiros anos do atual mandado do prefeito, Tiago Zilli. Além de sua experiência técnica na saúde, Cleonice sempre teve uma grande atuação dentro do PMDB pela história política que construiu ao longo destes anos, e também pela ligação familiar do pai, Avelino João Lima, grande defensor do partido.

Cleonice 2019

SAÚDE PÚBLICA

Formada em enfermagem, Cleonice é funcionária efetiva do quadro da saúde, e agora além de vereadora, ela permanece na equipe a frente da coordenação da epidemiologia. Na última semana Cleonice foi nomeada membro da Câmara Técnica de Saúde Pública no Estado, representando o Vale do Araranguá nas principais demandas e decisões regionais.

FILA DE ESPERA

Na próxima segunda-feira, 25, o Secretário de Saúde de Turvo Jonata de Toledo viaja à Florianópolis para buscar a nova ambulância do Samu. Maiores detalhes na próxima edição. Em conversa com Toledo ontem, ele afirma que zerar a fila de espera já começou  uma vez que para ontem e hoje foram fretados três ônibus para o transporte de pacientes para outros centros. “Nossa fila de espera é de 915 pessoas e logo será zerado”, disse Toledo.

A promessa do Secretário é sempre manter a fila de espera baixa.

BUSCANDO O ENTENDIMENTO

Na noite de segunda-feira, 18, dois grupos que buscam a presidência da Cersul sentaram buscando o entendimento.

Os pré-candidatos a presidência Sandro Cirimbelli e Sandro Pietsch, com projetos ousados para chegar a presidência se juntaram, e com seus apoiadores, discutiram a possibilidade de um consenso. Os assuntos em pauta foram amplamente discutidos e acatados por todos. Os dois grupos entendem que o momento é o de buscar o entendimento para não haver disputa, pois o importante é pensar na saúde financeira, nos investimentos e no associado da Cooperativa.

Estiveram presentes neste encontro: Sandro Cirimbelli, Sandro Pietsch, Arlindo Manenti, Edson Jair Dagostin, Fábio Bardini, presidente do PP Giseli Tonetto, Vereador Osvaldo Fávaro (PP), ex-vereador Pedro Giusti (PP) e eu.

REUNINDO COM OUTROS PRÉ-CANDIDATOS

Já na manhã de terça-feira, Sandro Pietsch e Sandro Cirimbelli se reuniram com outro pré-candidato, o ex-prefeito de Ermo Marcos de Oliveira, expondo a idéia e buscando este entendimento para a formação de uma chapa única. Marquinhos ficou de levar a proposta à seus apoiadores. A reunião foi realizada na noite de ontem

Na manhã de ontem Sandro Pietsch e Sandro Cirimbelli se reuniram com outro pré-candidato, o advogado Arnildo Steckert Junior. A conversa foi bastante animadora, girando em torno de uma candidatura única e existe sim a possibilidade deste entendimento. Steckert deve se reunir com seus apoiadores levando a proposta.

BALNEÁRIO POÇO DO CAIXÃO

Acontece neste sábado no Balneário Poço do Caixão em Timbé do Sul o 2º Slackline e 1º encontro de paramotor.

As competições de Slackline serão realizadas na tarde de sábado e durante todo o dia apresentações de paramotor.

O Restaurante da Tia Idê oferece ao meio-dia, de segunda a sexta-feira, Buffet Livre e aos domingos almoço especial.

Já almoçamos lá e recomendo. Fale com o Alexandre, o Edinho, Seu Vilson e toda a equipe

PAUTAS PARA A REGIÃO SUL

Reunião no auditório da Amesc no dia 11 de março, às 8h30min, para a apresentação das pautas prioritárias para a região Sul. Presidente da Amesc, o prefeito de Maracajá Arlindo Rocha convoca a imprensa para este encontro. Após a reunião a AMESC levará os presentes para visitar as obras de pavimentação da BR 285, Serra da Rocinha, Timbé do Sul.

TOQUES FINAIS
*Vereador Samuel Niotti, ao fazer uso da Tribuna na sexta-feira, disse ter boas notícias, resultado da ida à Brasília, visando o crescimento do município e o bem estar da população.
*Já na sessão de segunda-feira Samuel usou a Tribuna para fazer secretário Heriberto Afonso Schmidt. Heriberto já foi na Rádio Imigrantes justificar sua contratação.
*A diretoria do Turvo Esporte Clube esteve reunida na noite de terça-feira, 19, traçando os planos para o ano. Ficou decidido que o TEC participará apenas do Campeonato da Larm. Entre os vários outros assuntos em pauta, a realização de um bingo no dia 12 de abril, sexta-feira, no Grêmio Turvense.
*Secretário Valcir Vassoler Milanez, o Zebra esteve na Rádio Imigrantes na manhã sexta-feira, Programa Café cm Notícias, com Ninnonmar Moro falando das ações de sua pasta, a Secretaria de Transportes e Obras.

*Em seguida foi a vez da Vereadora Gisele Estevam Baesso ser sabatina por Moro. Gisele está se licenciando da Câmara para trabalhar no gabinete do Deputado Rodrigo Minotto, em Florianópolis.

Hideraldo L Pietsch

Hideraldo Luiz Pietsch, mais conhecido como Lalo é um apaixonado por política, reside em Turvo com que  é casado com Valéria Manfredini Pietsch e tem três filhas Morgana, Yonara e Elisa.

É colunista do Jornal Volta Grande desde Janeiro de 2000, e também é colunista do Jornal a Tribuna desde 2007.