Reunião do Conselho de Administração da Cersul

Na reunião do Conselho de Administração da Cooperativa de Distribuição de Energia – Cersul, de segunda-feira, dia 21, o Conselheiro Silvino Londero, empresário do ramo de arroz, deixou seu...

Política
Por: Colunista Política
Eder

Na reunião do Conselho de Administração da Cooperativa de Distribuição de Energia – Cersul, de segunda-feira, dia 21, o Conselheiro Silvino Londero, empresário do ramo de arroz, deixou seu nome a disposição como candidato a presidência da Cooperativa em eleição que ocorre em março.

A partir de agora as coisas começam a se definir.

Pelo que se observa, provavelmente mais de uma chapa será inscrita. Outros nomes são ventilados, e comentados como pré-candidatos. Depois que vazou esta informação da reunião da Cersul, o “jogo” começou. Aguardava-se este primeiro passo.

COM EXCLUSIVIDADE

Prefeitos da área de abrangência da Cersul se reuniram na tarde de terça-feira com o empresário Ronaldo Carlessi para discutir o processo eleitoral.

O prefeito de Meleiro Eder Mattos concedeu entrevista na manhã de ontem ao comunicador Ninnonmar Moro, na Rádio Imigrantes, na condição de porta voz dos demais prefeitos da região da área de abrangência da Cooperativa a respeito da reunião do dia anterior com o empresário Ronaldo Carlessi.

CONSENÇO

Segundo Eder, as possibilidades se esgotaram, Carlessi deixou claro sua intenção de não disputar a presidência da Cersul, apesar da insistência dos cinco prefeitos, de Turvo Tiago Zilli (MDB), de Meleiro Eder Mattos (PSB), de Morro Grande Valdionir Rocha (PSD), de Timbé do Sul Roberto Biava (PP), e de Ermo Aldoir Cadorim (PSD). Todos respeitaram a posição de Carlessi. Na oportunidade foi debatido o processo eleitoral da Cersul. Com o “não” de Ronaldo a intenção agora é buscar o consenso, debater as propostas com todos os pré-candidatos.  “Sempre tivemos a figura de Ronaldo Carlessi como pessoa conciliadora, pessoa quase única para o processo da Cersul”, mencionou Mattos.

Eder

LOCAL NEUTRO

Segundo Eder Mattos, Ronaldo recomendou que os cinco prefeitos monitorassem o processo e ficassem presentes, momento em que pediram uma sugestão. Após amplo debate decidiram fazer uma reunião com os pré-candidatos e fazer um debate com os prefeitos. Este debate deve acontecer na segunda ou terça-feira, na Sede da Amesc, em Araranguá, sendo mediado pelo prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha (PSDB), que toma posse na presidência da Associação amanhã. Prefeito Tiago ficou de convidar os pré-candidatos de Turvo para este debate, enquanto Eder fará o convite aos candidatos de Ermo e Meleiro. A intenção é tentar um consenso, após este debate, com as sugestões apresentadas. Prefeito de Araranguá Mariano Mazzuco (PP), também participará deste debate.

CHAPA 1 X CHAPA 2?

Expectativa é que tenhamos mais de uma chapa concorrendo, a da situação e pelo menos mais um da oposição. Silvino Londero “se lançou” candidato e imediatamente reuniões aconteceram para formar outra chapa. Partimos para o campo das suposições.

AGO DA CERSUL

A Assembleia Geral Ordinal – AGO, da Cooperativa de Distribuição de Energia deve ser realizada no dia 29 de março, numa sexta-feira. Caso for inscrito apenas uma chapa, a eleição, por aclamação, acontece logo depois dos votados os itens anteriores da Ordem do Dia.

Caso mais de uma chapa seja inscrita, a eleição ocorre no sábado, dia 30, com horário e local a serem definidos.

Detalhes no Edital de Convocação que deverá ser lançado no final de fevereiro, início de março.

REVITALIZAÇÃO EM NOVA ROMA

Prefeito de Morro Grande Valdionir Rocha vistoria diariamente as obras de revitalização da pavimentação asfáltica, infraestrutura com drenagem e construção de calçadas com acessibilidade nos dois lados em toda sua extensão de 570metros na comunidade de Nova Roma.

As obras de acessibilidade são recursos da Deputada Federal Giovana de Sá, no valor de R$ 350 mil e do ex-deputado João Rodrigues no valor de R$ 250 mil, enquanto a revitalização e drenagem com recursos próprios da administração municipal.

24 ª FESTA DO COLONO

Iniciaram os preparativos para a 24ª esta do Colono em Turvo que acontece de 08 a 11 de agosto no Parque de Exposições de Turvo.

A escolha da Rainha e princesas será realizada no dia 23 de março, como parte da programação da semana de aniversário do município. Na ultima terça-feira a primeira dama Luci Zilli e equipe de apoio se reuniram no Balneário Arroio do Silva para iniciar os preparativos e detalhes.

ATENÇÃO CONTRIBUINTE

Fique em dia com as taxas municipais, IPTU com 10% de desconto nos impostos na parcela única ou em 5x com vencimento a partir de 11 de março. Alvará de funcionamento com vencimento para 11 de fevereiro e Alvará sanitário para 28 de fevereiro, e ISS em 8 parcelas fixas a partir de 11 de fevereiro. Os carnês podem ser retirados no departamento de Tributos no prédio da prefeitura em horário de expediente ou pelo site www.turvo.sc.gov.br. VOCÊ CONTRIBUI, E A CIDADE CRESCE!

GINÁSIO DE TURVO EM REFORMA

Iniciou no último dia 17 a reforma do Ginásio de Esportes Abelle Bez Batti. A obra está sendo executada pela empresa Prosud  de Tubarão vencedora da licitação

A reforma compreende a troca integral do telhado e cobertura metálica, reforma e acessibilidade dos banheiros, troca das portas frontais, instalação elétrica e  colocação de uma quadra de borracha. Será o ginásio mais moderno do vale do Araranguá.

Uma obra que custará aproximadamente 350 mil reais

Ginásio

RESTAURANTE TIA IDÊ

O restaurante da Dona Idê, em Poço do Caixão, serve de segunda a sexta-feira Buffet livre (todos os dias pratos variados), e aos domingos Almoço Especial.

Almoçamos no ultimo domingo no local, uma comida especial mesmo. Abraço aos amigos Alexandre e Edinho.

TOQUES FINAIS

*Primeira sessão de 2019 do legislativo turvense, agora sob a presidência do vereador Hendel Maragno Pescador (MDB) acontece no dia 15 de fevereiro, uma sexta-feira. Será uma sessão inaugural de cunho festivo.

*Durante a programação da semana de comemorações do aniversário de Turvo, várias obras serão inauguradas no dia 22; dia 23 escolha da Rainha e Princesas da 24ª Festa do Colono; e no dia 24 Corrida de Rua SATC.
*Na tarde desta quinta-feira, 24, às 16horas, no Museu do Parque da Guarita, em Torres, o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, fará a abertura da Exposição “Território Geoparque Cânions do Sul”.

*Na oportunidade será empossada a nova diretoria do Consorcio, que tem como presidente o prefeito de Morro Grande Valdionir Rocha.

*Presidente da Amesc, o prefeito de Sombrio Zenio Cardoso convida para a cerimônia de posse da diretoria executiva e Conselho Fiscal da Amesc para o ano de 2019, que terá como presidente o prefeito de Maracajá Arlindo Rocha, às 10horas de amanhã, 25, tendo como local o Hotel Morro dos Conventos.

Hideraldo L Pietsch

Hideraldo Luiz Pietsch, mais conhecido como Lalo é um apaixonado por política, reside em Turvo com que  é casado com Valéria Manfredini Pietsch e tem três filhas Morgana, Yonara e Elisa.

É colunista do Jornal Volta Grande desde Janeiro de 2000, e também é colunista do Jornal a Tribuna desde 2007.