Renan Inquérito, o show

A EEB João COLODEL recebeu em seu auditório no dia 12/04 pela manhã o doutorando em geografia, Renan Inquérito e seu colega Juninho Saraiva. Em 2017, Juninho que é...

Geral
Por: Colunista Geral
IMG-20180422-WA0081

A EEB João COLODEL recebeu em seu auditório no dia 12/04 pela manhã o doutorando em geografia, Renan Inquérito e seu colega Juninho Saraiva. Em 2017, Juninho que é representantes de varias editoras de livros didáticos, esteve  no Colegio João Colodel;  Na ocasião  após conversa com a responsável pelos livros didáticos no colégio a professora Márcia Simon e com apoio da direção e professores ficou acordado para 2018  um evento com a participação especial de Renan Inquérito. Assim cumprindo o acordo feito, juninho e Renan apresentaram seu espetáculo para uma plateia de aproximadamente 300 jovens alunos do ensino médio da instituição. Conhecendo melhor o personagem em questão, no  seu livro ” poesia para encher a lage” Renan se define assim:        “O nome é inquérito, o vulgo é Renan. Geógrafo, mestre (sem) cerimônia, compositor e poeta, autor do livro #poucas palavras (2011) e Poesia para encher a lage(2016) Acredita que a poesia   para existir, tem que    ser concreta. Como ele mesmo afirma, já foi pacoteiro, sorveteiro e mecânico, porém hoje usa as palavras como ferramenta. Seu nome de batismo vem do grupo de rap Inquérito criado em 1999. De lá para cá gravou quatro discos e assinou a trilha sonora do filme Triunfo em 2014. Seu trabalho mistura arte e educação pelo viés do hip Hop e da literatura. Na dissertação de mestrado ” Cada canto um rap,  Cada Rap um Canto defendida na Unicamp em 2012, conta a história das regionalidade brasileiras através do rap. Também assinou o roteiro da Ópera Rap Global em parceria com o sociólogo português Boaventura Souza Santos. Hoje na atualidade Renan realiza oficinas em escolas e na Fundação Casa, além de atuar em unidades de Educação para jovens e adultos (EJA) e Centros de referência em Assistência Social (CREAS). Além de participar  de edições itinerantes por todos o Brasil, todo mês Renan participa da parada poética, sarau que acontece em Nova Odessa (SP) desde 2013. No auditório da EEB João Colodel, Renan contou histórias, fez poesia, cantou rap, rip rop e emocionou os jovens presentes com um repertório intenso de prosa e poesia e frases de efeito, tais como: -“Para muitos na quebrada a fé já acabô e o paraíso não passa de estação de metrô”. –  ‘Nosso esporte predileto ainda é lotar os bares esvaziar os lares “. – “Saudade palavra singular que dói no plural”.  E por fim uma frase de alguém que acredita na educação:  ” Só vou permitir abortar minha missão quando a educação virar ostentação”.  Desta forma sob os aplausos entusiasmados de alunos e professores da EEB João Colodel Renan fechou com chave de ouro este evento cultural. Está de parabéns a escola por oportunizar aos seus alunos um show  de muita consciência e relevância educacional!!

(Fontes de pesquisa: ” poesia para encher a lage, Renan Inquérito, 2016)

 

 

 

José Pedro Idalino

Eu sou o professor Jose Pedro Idalino, e sou natural de Turvo, filho da capital Turvo Baixo. De 1979 a 1985 fui seminarista da Ordem dos servos de Maria. Me formei na PUC do Paraná em 1987 com licenciatura em Filosofia e bacharelado em História e psicologia. Iniciei minha carreira de professor, começando no Pedro Simon em Ermo depois Jorge Shultz e colégio estadual de Turvo atual EEB Joao Colodel, no qual estou a 29 anos e hoje atuo na direção do Colégio pela segunda vez. Trabalhei como professor também em escolas particulares como Objetivo, Energia e Universidades como Unisul, Unibave e Unesc. Na Unesc fiz pós graduação em História e Mestrado em Educação. Atuei como professor por 15 anos em cursos como História, Matemática, letras, arquitetura, enfermagem, Artes visuais, Psicologia, Engenharia de materiais, Pedagogia, Administração comercio Exterior e Direito.