Professora Turvense faz lançamento de livro na EEB João Colodel

Na última quarta feira 12/12, a EEB João Colodel recebeu a professora Ivonete Frasson para o lançamento de mais um livro de sua autoria. Ivonete é filha de Turvo,...

Geral
Por: Colunista Geral
IMG-20181216-WA0081

Na última quarta feira 12/12, a EEB João Colodel recebeu a professora Ivonete Frasson para o lançamento de mais um livro de sua autoria. Ivonete é filha de Turvo, e iniciou sua carreira no magistério nos colégios de Jorge Shultz e Pedro Simon de Ermo. Com formação em Letras e mestrado em Educação, Ivonete seguiu sua carreira no município de Araranguá, sendo professora, diretora de colégio e também escritora de livros. Hoje aposentada da profissão de professora, Ivonete continua firme na função de escritora, bem como na correção de trabalhos científicos, tais como TCCs, monografias, artigos científicos e dissertações de pós graduação. No programa da rádio imigrantes “almoço com notícias” do apresentador Ninomar Moro,juntamente com o diretor José Pedro Idalino, da escola João Colodel, Ivonete revelou que este lançamento em Turvo tem um sentido especial pois simboliza um encontro com suas raizes, com professores de outrora, alunos, parentes e amigos que fazem parte da trajetória de sua vida. Ainda no programa Ivonete falou de sua paixão pela escrita e reiterou a importância da leitura na formação cultural de cada um de nós. Depois do programa de rádio, mais precisamente pelas 15:00 da tarde, nas dependências da biblioteca superior da escola João Colodel teve início o lançamento de seu quarto livro: ” Palavra é arte-Poesias. Até às 17:00 a escritora Turvense, recebeu muitos colegas professores de seu tempo, professores e alunos da escola, parentes, amigos e admiradores. Para os presentes Ivonete falou de sua vida de Professora e escritora, tirou fotos com todos os visitantes, autografou muitos exemplares vendidos e fez uma doação de seu livro lançado para o acervo da biblioteca da escola. Dedicou este novo livro a seu esposo Francisco Edson e a seus dois filhos Juliana e Alberto que para ela são seus pilares e fontes de inspiração. Neste quarto livro temos uma compilação de poesias da escritura Ivonete e de outros autores associados. Seu conteúdo, já na capa estampa a sintese de uma arte carregada de ” versos, poesia, cordel,estrofe, sonetos, cantigas, literatura, ode, ciranda, gênero, rima e epopéia”. E na contracapa está bem colocado o que o poeta necessita para mostrar sua arte: “Uma, duas, três… quatro palavras. Isto é suficiente para que o poeta nos mostre seu ponto de vista a respeito da vida e do mundo. Entretanto para que isto aconteça em sua plenitude, também nós leitores precisamos ter alma de poeta. Em verdade a poesia é a única manifestação artística em que ambos, tanto o emissor quanto o receptor precisam estar em perfeita sintonia”. Parabenizamos portanto nossa professora e escritora Turvense, Ivonete Frasson pela sua brilhante contribuição ao mundo da literatura, das artes, letras e poesia. Que seu exemplo seja inspiração para todos nós, principalmente nossos jovens estudantes. Ensejamos votos para que continue firme nesta senda brindando a todos com seu talento e arte!!

Fontes: (programa da rádio imigrantes: ” Almoço com notícias com Ninonmar Moro, livro: palavra é arte-poesias de Ivonete Frasson, fontes orais de José Pedro Idalino)

José Pedro Idalino

Eu sou o professor Jose Pedro Idalino, e sou natural de Turvo, filho da capital Turvo Baixo. De 1979 a 1985 fui seminarista da Ordem dos servos de Maria. Me formei na PUC do Paraná em 1987 com licenciatura em Filosofia e bacharelado em História e psicologia. Iniciei minha carreira de professor, começando no Pedro Simon em Ermo depois Jorge Shultz e colégio estadual de Turvo atual EEB Joao Colodel, no qual estou a 29 anos e hoje atuo na direção do Colégio pela segunda vez. Trabalhei como professor também em escolas particulares como Objetivo, Energia e Universidades como Unisul, Unibave e Unesc. Na Unesc fiz pós graduação em História e Mestrado em Educação. Atuei como professor por 15 anos em cursos como História, Matemática, letras, arquitetura, enfermagem, Artes visuais, Psicologia, Engenharia de materiais, Pedagogia, Administração comercio Exterior e Direito.