Os seis chapéus – Qual nos serve!?

Hoje queria convidar nossos amigos leitores a realizar uma reflexão a partir de um escritor chamado Allan Percy.Em seu livro”Nietzsche para estressados, Percy nos convida a uma análise comportamental...

Geral
Por: Colunista Geral
IMG-20171112-WA0013

Hoje queria convidar nossos amigos leitores a realizar uma reflexão a partir de um escritor chamado Allan Percy.Em seu livro”Nietzsche para estressados, Percy nos convida a uma análise comportamental e assim investigar a forma com que reagimos aos diferentes desafios que a vida nos apresenta. Percy cita Edward de Bono e sua teoria dos seis chapéus magicos que na verdade é um jogo interessante para transformar a mente. Seriam então:
1-Chapeu branco-significa a objetividade que nos faz pensar e avaliar os acontecimentos de forma fria e objetiva.
2-chapeu cinza- representa a lógica negativa.nos leva enxergar o lado ruim e a prever o que pode dar errado.
3-chapeu verde- nos leva a uma forma criativa de pensar inspirando ideias novas e todas as possibilidades.
4-Chapeu vermelho- Aqui prevalesce o sentimento e as intuiçoes de onde brotam nossa sabedoria interior.
5-Chapeu amarelo- é o da lógica positiva que nos leva ao pensamento otimista no horizonte do possível e dos seus benefícios.
6-Chapeu Azul- é o analítico que nos ajuda a entender o mundo por meio da análise das ideias.
Portanto aqui estão os chapéus mágicos que diariamente colocamos para resolver os inúmeros problemas que a vida nos apresenta. Não podemos qualificá los como bons ou ruins, pois tudo vai depender da resposta que no momento temos que dar a pessoas e situações. A verdade possui muitos ângulos de visões. Assim, mesmo diante de situações difíceis, o sucesso vai depender da forma como encaramos estas situações e nos propomos a resolvê las do melhor modo possivel. A análise fria as vezes se faz necessária, todavia manter um sentimento de positividade não só nos ajuda a tomarmos as resoluções certas como também nos leva a aceitar aquilo que não podemos mudar.
Boa sorte a todos no uso dos seis chapéus mágicos!!

José Pedro Idalino

Eu sou o professor Jose Pedro Idalino, e sou natural de Turvo, filho da capital Turvo Baixo. De 1979 a 1985 fui seminarista da Ordem dos servos de Maria. Me formei na PUC do Paraná em 1987 com licenciatura em Filosofia e bacharelado em História e psicologia. Iniciei minha carreira de professor, começando no Pedro Simon em Ermo depois Jorge Shultz e colégio estadual de Turvo atual EEB Joao Colodel, no qual estou a 29 anos e hoje atuo na direção do Colégio pela segunda vez. Trabalhei como professor também em escolas particulares como Objetivo, Energia e Universidades como Unisul, Unibave e Unesc. Na Unesc fiz pós graduação em História e Mestrado em Educação. Atuei como professor por 15 anos em cursos como História, Matemática, letras, arquitetura, enfermagem, Artes visuais, Psicologia, Engenharia de materiais, Pedagogia, Administração comercio Exterior e Direito.