Formatura dos 1°s protetores ambientais mirins de Turvo

No dia 14 de novembro quarta feira ás 19:30 aconteceu no centro de eventos Professora Iria Angeloni Carlessi a formatura de 25 novos protetores ambientais, que se juntam aos...

Geral
Por: Colunista Geral
IMG-20181118-WA0098

No dia 14 de novembro quarta feira ás 19:30 aconteceu no centro de eventos Professora Iria Angeloni Carlessi a formatura de 25 novos protetores ambientais, que se juntam aos mais de 6.000 jovens já formados no estado de Santa Catariana desde 1999, por meio do Programa Protetor Ambiental desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em parceria com diversos segmentos da sociedade. Na solenidade estavam presentes a Secretária Municipal de Educação Susana Miranda, no ato substituindo o Prefeito Municipal Tiago Zilli, a presidente da Câmara de Vereadores de Turvo Gisele Baesso, o secretário da agricultura do município de Turvo Vilmar da Silva, o professor responsável pelo curso, PM Cabo Ghellere, Sargento Piccolo, representando a polícia Militar, além dos diretores das escolas Laurita Manfredini ,Liandra Dal Pont e EEB João Colodel, José Pedro Idalino. Muitos familiares e profissionais das escolas parceiras se fizeram presentes no evento. Na ocasião a secretária Susana salientou a importância do projeto e seu sucesso no sentido de formar jovens na perspectiva da proteção ambiental e respeito a natureza. Dá escola João Colodel tivemos uma aluna que atingiu a nota maior do curso e foi homenageada, enquanto que da Laurita uma aluna também recebeu condecoração pela pontualidade, zelo, responsabilidade e disciplina. Após a solenidade os alunos formados foram recepcionados na pizzaria Tavolino para saborear uma rodada de pizzas.
Partindo da premissa que “ninguém preserva o que não conhece”, o Programa Protetor Ambiental foi constituído com o objetivo de auxiliar na prevenção primária das agressões ao meio ambiente. Por meio deste Programa, a Polícia Militar Ambiental busca disseminar comportamentos adequados para a preservação da vida em todas as suas nuances; contribuindo assim, na formação da cidadania de jovens de 12 a 14 anos e auxiliando no seu desenvolvimento em uma sociedade plural, norteada pela sustentabilidade e pela busca de uma melhor qualidade de vida.
Durante o programa estes alunos receberam 180 horas de aulas teóricas e práticas, as quais envolveram conteúdo programático nos seguintes temas: Polícia militar, ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, gestão de flora, gestão de fauna, legislação ambiental, unidades de conservação. Ademais foram realizadas atividades extracurriculares com visitas educativas à Unidades de Conservação, Museu de Zoologia, participação em trilhas ecológicas e receberam também, noções de aspectos regionais, culturais, cidadania e civismo.
Desta maneira, dentro do espírito preservacionista objetivado pelo curso e visando a proteção e recuperação do meio ambiente, estes jovens agora formados, serão a partir deste momento, multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em sua formação e poderão levar para a sua comunidade, no relacionamento com colegas de escola e familiares a importância da preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Parabenizamos portanto a bela iniciativa do comando da Polícia Militar Ambiental de Maracajá na parceria com a prefeitura municipal de Turvo e as escolas Laurita e João Colodel com seus alunos do ensino fundamental. Parabenizamos acima de tudo o PM Cabo Ghellere enquanto Professor responsável pelo curso e condutor das ações junto as unidades parceiras; sabemos que o sucesso do curso se deveu a seu brilhante trabalho junto aos alunos que hoje ostentam com orgulho o título de protetores ambientais do município de Turvo. Parabéns a todos!!

José Pedro Idalino

Eu sou o professor Jose Pedro Idalino, e sou natural de Turvo, filho da capital Turvo Baixo. De 1979 a 1985 fui seminarista da Ordem dos servos de Maria. Me formei na PUC do Paraná em 1987 com licenciatura em Filosofia e bacharelado em História e psicologia. Iniciei minha carreira de professor, começando no Pedro Simon em Ermo depois Jorge Shultz e colégio estadual de Turvo atual EEB Joao Colodel, no qual estou a 29 anos e hoje atuo na direção do Colégio pela segunda vez. Trabalhei como professor também em escolas particulares como Objetivo, Energia e Universidades como Unisul, Unibave e Unesc. Na Unesc fiz pós graduação em História e Mestrado em Educação. Atuei como professor por 15 anos em cursos como História, Matemática, letras, arquitetura, enfermagem, Artes visuais, Psicologia, Engenharia de materiais, Pedagogia, Administração comercio Exterior e Direito.