ELEIÇÃO CERSUL

ELEIÇÃO CERSUL Os últimos dias foram de intensa movimentação, com modificações constantes nas composições das chapas, com acertos, desacertos e acordos antes “improváveis”. Nos bastidores isto vem ocorrendo com...

Política
Por: Colunista Política
Anjos

ELEIÇÃO CERSUL

Os últimos dias foram de intensa movimentação, com modificações constantes nas composições das chapas, com acertos, desacertos e acordos antes “improváveis”. Nos bastidores isto vem ocorrendo com frequência, muitas vezes com projetos pessoais acima dos interesses da Cooperativa. Esta é a leitura que se pode fazer deste tempo em que seis pré-candidatos deixaram seus nomes a disposição. Muitos conchavos. Muito jogo. Uma campanha totalmente atípica, pesada.

Até a próxima terça-feira, 19, véspera de feriado de emancipação político-administrativo de Turvo as chapas deverão ser apresentadas na sede da Cersul até as às 17horas.

A Assembléia Geral Ordinária está marcada para o dia 29 de março e caso ocorra a inscrição de mais de uma chapa, haverá eleição no sábado, dia 30, feriado de emancipação político-administrativo de Morro Grande, com urnas nos cinco municípios da área de abrangência da Cooperativa.

Mas este imbróglio todo vai servir para que algumas máscaras caiam.

QUADRO ONTEM

Até o fechamento da coluna na tarde de ontem este era o quadro:

Arnildo Steckert Junior, pré-candidato a presidente com Ricardo Ghellere de vice.

Marcos Leone de Oliveira, pré-candidato a presidente com Ronaldo Mandelli de vice.

Jonnei Zanette, pré-candidato a presidente com vice a ser definido nas próximas horas.

Selvino Londero, pré-candidato a presidente pela situação ainda sem vice definido.

Uma nova chapa, suprapartidária, de empresários, comerciantes e profissionais liberais, está sendo preparada e pode ser apresentada a qualquer momento.

Mas o que disser hoje não necessariamente é o que vai ocorrer amanhã. Este foi o retrato destes dias de conversações. Mas o quadro continua nebuloso. Só irá se definir nos 45 minutos finais.

JANIO PICCOLO ASSUME LEGISLATIVO

O segundo suplente da Coligação, Janio Piccolo (MDB) assumiu na sessão da ultima segunda-feira, 11, uma cadeira no legislativo turvense. Janio ocupará a cadeira da vereadora Gisele Estevam Baesso (MDB) que se licencia por tempo indeterminado para assessorar o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) na capital do estado.

Nesta sessão presença dos engenheiros sanitaristas da Casan, Iago Nivaldo Martins e Luiz Alexandre que prestaram esclarecimentos e foram sabatinados pelos vereadores a respeito do sistema público de esgotamento sanitário em Turvo.

Janio

MORRO GRANDE

Na administração municipal de Morro Grande, dentro da coligação, ainda não se chegou a um consenso para preencher as vagas do secretariado, exonerado em sua maioria no final do ano passado.

Alguns Secretários permaneceram: Secretaria de Administração e Finanças Elaine Zuchinalli Marquesini, Secretaria da Saúde Eduarda Brovedan e Secretária da Educação Aline Coral. Três cargos foram preenchidos na ultima quarta-feira, dia 06, o Assessor Especial do Prefeito Joaci Daniel, o Assessor Jurídico Clélio Daniel Olivo e o Diretor de Saúde Claudio Anacleto.

Provavelmente até o próximo final da próxima semana deverão estar definidos os demais Secretários para preencher o quadro: Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Aviação e Obras e Secretaria de Esportes.

COSTURAS

O vereador Amarildo Dandolini, o Pipa, (PSDB) assumiu na ultima quarta-feira, 06, a Secretaria da Agricultura de Timbé do Sul, em substituição a Gentil José Vieira (PSDB).

A cadeira de Pipa está sendo ocupado pelo suplente da coligação Valmor Grigio (PP).

Vice-prefeita Maria de Fátima Lodetti Alexandre, a Tati, vem promovendo estas costuras, já de olho nas eleições do próximo ano.

ANJOS DO FUTSAL E TURVO – UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO.

Mais um ano de renovação em uma parceria de sucesso entre o Projeto Anjos do Futsal e a Prefeitura Municipal de Turvo. O projeto foi implantado em nosso município em 2011, e esse ano de 2019 já conta com mais de 100 crianças inscritas, tendo como treinadora a Professora Scheila Cristiane Heffel.

Os treinos tiveram início dia 26 de fevereiro de 2019, com os atletas entre 10 e 14 anos. São realizados 2 treinos por semana, com aproximadamente 5 horas de atividades semanais.

Além dos treinamentos, os atletas participam de competições realizadas pelo projeto, como: Campeonato da Anjos, com duração de aproximadamente 5 meses e o Festival da Anjos, realizado em um final de semana.

(Foto- Anjos)

CONTRAPARTIDA

Os atletas aguardam ansiosos o momento de participar do projeto e empolgadas com o início de mais uma temporada.

O fator diferencial desse projeto é que além de ter competições próprias, fornece bolas, coletes, uniforme para 40 crianças participantes e para o professor responsável. Na contra partida o município oferece o espaço físico para os treinos e o professor que coordena o projeto. O coordenador geral do Projeto Anjos do Futsal, professor Jean Reis busca sempre realizar reuniões e cursos para que o sucesso da parceria seja ainda maior, incentiva a participação dos atletas e pais, de forma a não apenas fomentar o esporte, mas também auxiliar na formação social do indivíduo.

ARRANCADA DE CAMINHÕES

Inicia hoje o maior evento do gênero automobilístico no mundo: a 29ª Arrancada de Caminhões, que ao longo dos quatro dias deve reunir em torno de150 mil pessoas. O evento é a marca no Arroio do Silva. Arrancada de Caminhões acontece de quinta-feira, a domingo com ampla programação. É o ultimo suspiro da temporada de verão.

TURVO EC

Diretoria do Turvo Esporte Clube esteve reunida na noite de terça-feira, 12, na sede social do Grêmio Turvense para discutir a sequência dos preparativos para a disputa do Campeonato da Larm, única competição a ser disputada no ano.

A montagem do elenco já sendo definidos, nomes sendo discutidos para a contratação.

No dia 12 de abril será realizado um bingo no Grêmio Turvense para arrecadar fundos. Serão 10 prêmios na cartela, sendo o primeiro R$ 1.000,00, o 2º e 3º R$ 500,00 e assim por diante. Vários outros assuntos estavam na pauta da reunião.

TOQUES FINAIS

*Se o leitor transitar pela rodovia que liga Turvo/Meleiro já percebe uma grande melhoria neste trecho. De Meleiro em direção à Turvo teve inicio a revitalização.
*Desta vez não é apenas uma operação tapa buracos que se observava nos últimos anos. Trata-se de uma bonita capa asfáltica que atinge aproximadamente dois quilômetros de extensão.
*Eleitores de Morro Grande deverão fazer o recadastramento obrigatório dos seus títulos eleitorais, sob pena de cancelamento, até o dia 31 de julho de 2019. O eleitor deverá comparecer no cartório eleitoral de Turvo munido de documento oficial com foto e comprovante de vinculo atual com o município.
*Secretário da Saúde Jonata de Toledo e Secretaria da Assistência Social Adriana Severino presentes na sessão da câmara na ultima segunda-feira.
*Presentes também na sessão a mãe do vereador Janio Piccolo, Dona Lurdes, esposa Karine e Irmã Janaína, que prestigiaram a posse.
*Ontem, das 08h30min até as 11h30min, na prefeitura de Morro Grande aconteceu uma reunião com os prefeitos do Geoparque.

*Conversei no Hospital São Sebastião de Turvo, ao meio dia de ontem com o ex-presidente da Cejama Valdemiro Recco, que estava com sua linda filhinha Laura internada. Mas já estava bem boazinha e ia ter alta no final da tarde. Melhoras Laura.

Hideraldo L Pietsch

Hideraldo Luiz Pietsch, mais conhecido como Lalo é um apaixonado por política, reside em Turvo com que  é casado com Valéria Manfredini Pietsch e tem três filhas Morgana, Yonara e Elisa.

É colunista do Jornal Volta Grande desde Janeiro de 2000, e também é colunista do Jornal a Tribuna desde 2007.