EEB João Colodel promove jogos intersalas

Neste último sábado a EEB João Colodel promoveu a primeira parte dos jogos escolares na categoria futsal. A segunda parte com alunos do ensino fundamental será nesta terça dia...

Geral
Por: Colunista Geral
IMG-20181022-WA0085

Neste último sábado a EEB João Colodel promoveu a primeira parte dos jogos escolares na categoria futsal. A segunda parte com alunos do ensino fundamental será nesta terça dia 23/10. Sob o comando dos professores de educação física da escola, o evento contou com a participação dos alunos e alunas do ensino médio bem como de Professores e Professoras. O time dos professores entrou na chave dos alunos e o time das professoras ficou na chave das alunas. Vieram as disputas, as emoções e as classificações. Nas finais, tanto o time das professoras quanto dos professores chegaram, mas as professoras ficaram campeãs e o time dos professores assegurou o segundo lugar. Todavia além das medalhas e do primeiro lugar, a importância dessa modalidade de jogos é o espírito de confraternização entre professores e alunos. A mágica do jogo e do desporto reside na quebra das tensões, na suavização das relações e no fortalecimento dos laços de amizade. A presença do professor em grau de igualdade com os alunos também é um fator positivo. Mais uma vez o professor tem a oportunidade de ensinar através da brincadeira e do jogo, a importância do respeito mútuo, de saber ganhar e saber perder. Infelizmente, o mundo dos esportes, principalmente o do futebol baseado em competições acirradas não é um bom exemplo para nossos jovens apesar do incentivo ao “Fair play”. A vitória a qualquer custo, a valorização exagerada de alguns atletas, a mitificação de ídolos do esporte, fazem bem para os aparelhos midiáticos e empresários do esporte, mas por outro lado criam ilusões concretas no imaginário de crianças e adolescentes que sonham atingir este mundo mágico e glamouroso sem passar pelo crivo diuturno dos estudos; Não existe uma profissão que de uma hora pra outra se efetiva um contrato multimilionário com valores estratosféricos que desafiam o bom senso dos mais comuns dos mortais. Isto só ocorre no universo do futebol profissional masculino, ainda supervalorizado em relação ao futebol feminino, e isto numa escala mundial. As nossas escolas brasileiras, apesar de todas as dificuldades, com a falta de espaços e materiais para a prática esportiva, ainda consegue promover a essência da prática esportiva que em tese implica em brincar para aprender ou aprender brincando. Os jogos e brincadeiras representam esta dimensão onde ocorre o despertar da criatividade. E segundo o nosso grande gênio da ciência e da teoria da relatividade Albert Einstein, a criatividade é a mãe e grande propulsora do conhecimento, pois sem ela o conhecimento não evoluiria. E o interessante é que não podemos dar aulas de criatividade, mas sim oferecer condições para que a criatividade de nossos alunos desabrochem; e todas as brincadeiras e jogos sadios são promotores de criatividade e também de conhecimento. Por isso parabéns às escolas e Professores que resgatam este espírito maravilhoso da essência do esporte!!
Parabéns aos professores e alunos da instituição João Colodel!!

José Pedro Idalino

Eu sou o professor Jose Pedro Idalino, e sou natural de Turvo, filho da capital Turvo Baixo. De 1979 a 1985 fui seminarista da Ordem dos servos de Maria. Me formei na PUC do Paraná em 1987 com licenciatura em Filosofia e bacharelado em História e psicologia. Iniciei minha carreira de professor, começando no Pedro Simon em Ermo depois Jorge Shultz e colégio estadual de Turvo atual EEB Joao Colodel, no qual estou a 29 anos e hoje atuo na direção do Colégio pela segunda vez. Trabalhei como professor também em escolas particulares como Objetivo, Energia e Universidades como Unisul, Unibave e Unesc. Na Unesc fiz pós graduação em História e Mestrado em Educação. Atuei como professor por 15 anos em cursos como História, Matemática, letras, arquitetura, enfermagem, Artes visuais, Psicologia, Engenharia de materiais, Pedagogia, Administração comercio Exterior e Direito.