EEB JOÃO COLODEL- 55 ANOS DE HISTÓRIA

Este ano de 2017 demarca uma trajetória iniciada no ano de 1962 da instituição hoje chamada EEB JOÃO COLODEL. Desde seu ato de criação pelo Decreto n°3 deste mesmo...

Geral
Por: Colunista Geral
IMG-20171126-WA0064

Este ano de 2017 demarca uma trajetória iniciada no ano de 1962 da instituição hoje chamada EEB JOÃO COLODEL. Desde seu ato de criação pelo Decreto n°3 deste mesmo ano passa a funcionar como ginásio municipal; Posteriormente, um novo decreto alterou para Colégio Estadual de Turvo, cujo nome perdurou até o ano de 30/09/97 quando sofreu alteração para o novo nome, Colégio Estadual João Colodel, em homenagem ao professor João Colodel falecido neste mesmo ano. Em 28/03/2000, nova alteração ocorre, vindo chamar-se “Escola de Educação Básica João Colodel”. Até 2015, a sede do colégio permaneceu na Rua Nereu Ramos no centro da cidade. No início de 2016, ocorre a mudança para uma nova sede no Bairro de Vila Manenti. A nova instalação conta com sete laboratórios, duas bibliotecas, um auditório, uma sala do Saede, uma sala para projetos de leitura e escrita e um Ginásio de esportes. A partir de 2017 a escola adotou uma nova modalidade de ensino semi presencial para o ensino médio chamado PROEMI (inovador) e conta atualmente com uma turma. Em 2018 todos que ingressarem no 1° ano do ensino médio poderão optar por esta modalidade.
Além desta forma de ensino, o colégio ainda oferece vagas de 6° ao 9° ano do fundamental, do 1° ao 3° do médio regular e turmas de magistério profissionalizante. Atualmente, a equipe responsável pela gestão conta com um diretor (José Pedro Idalino), dois assessores(Venceslau e Polyana),uma orientadora educacional (Márcia Simon),duas ATPS (Márcia Santos e Beatriz Parol) e uma AE (Cleusa Bardini) e Susara Bauer (auxiliar de secretaria); conta também com mais de sessenta professores qualificados com titulação de pós e mestrado e seis funcionários responsáveis pelos serviços gerais.
Cada evento realizado pela escola neste ano foi relembrado na memória dos 55 anos, os professores, alunos, pais, funcionários, bem como todos os diretores que junto a comunidade turvense deixaram sua contribuição para a elevação da cultura, do conhecimento e da educação de nosso povo. Esta última semana, foi dedicada exclusivamente aos eventos finais dos 55. Os alunos tiveram palestras sobre cybercrimes (advogado Hendel) problemas psicológicos dos jovens (psicóloga Jaqueline) entre outras. Na sexta feira o grêmio estudantil organizou uma manhã de “Talentos musicais”, com grande participação de pais, alunos e professores. Sábado, uma equipe de professores junto a direção organizou o tradicional intersalas (xadrez, ping pong e futsal). Na terça próxima ainda teremos as apresentações dos trabalhos de leitura e escrita e dia 16/12 as atividades serão encerradas com a tradicional Formatura de fim de ano.
Parabenizamos a todos, desde os pioneiros que passaram por esta instituição até aos atuais profissionais que deixaram sua contribuição para a construção de um mundo melhor!!

José Pedro Idalino

Eu sou o professor Jose Pedro Idalino, e sou natural de Turvo, filho da capital Turvo Baixo. De 1979 a 1985 fui seminarista da Ordem dos servos de Maria. Me formei na PUC do Paraná em 1987 com licenciatura em Filosofia e bacharelado em História e psicologia. Iniciei minha carreira de professor, começando no Pedro Simon em Ermo depois Jorge Shultz e colégio estadual de Turvo atual EEB Joao Colodel, no qual estou a 29 anos e hoje atuo na direção do Colégio pela segunda vez. Trabalhei como professor também em escolas particulares como Objetivo, Energia e Universidades como Unisul, Unibave e Unesc. Na Unesc fiz pós graduação em História e Mestrado em Educação. Atuei como professor por 15 anos em cursos como História, Matemática, letras, arquitetura, enfermagem, Artes visuais, Psicologia, Engenharia de materiais, Pedagogia, Administração comercio Exterior e Direito.