Copa do mundo na escola com Netvale.net

Na última sexta feira 22/06 a seleção brasileira entrou em campo na Rússia contra o adversário Costa Rica. Em todas as escolas estaduais houve a recomendação da  SED(Secretaria de...

Geral
Por: Colunista Geral
IMG-20180624-WA0078


Na última sexta feira 22/06 a seleção brasileira entrou em campo na Rússia contra o adversário Costa Rica. Em todas as escolas estaduais houve a recomendação da  SED(Secretaria de estado da educação) para que os jogos fossem assistidos no interior das próprias escolas; desta forma as aulas não foram  suspensas e os alunos tiveram aula normal até o momento do jogo; respeitando o livre arbítrio  de cada aluno, aquele que não quiz assistir ficou livre  para realizar outras atividades no próprio colégio. Este foi o ritual seguido nas escolas catarinenses e será todas as vezes que o Brasil jogar e coincidir com os horários letivos. Com efeito coube aos diretores das escolas  proporcionar aos alunos um modo pelo qual todos assistissem da melhor forma o espetáculo. Sabe-se que em grande parte das escolas não há televisores ou antenas parabólicas  e a internet é prioridade para uso administrativo. Foi neste sentido que a EEB JOÃO COLODEL estabeleceu uma parceria com a Empresa Turvense Netvale.net que trabalha na cidade e região com internet banda larga e fibra ótica.  Após contato com o jovem Valdenir Martins representante da empresa na qual é gerente geral e responsável técnico ,  este se prontificou em colocar a aparelhagem necessária e de forma gratuita no auditório do colégio. No dia anterior ao jogo Valdenir e sua equipe instalaram primeiramente um conversor com antena digital e depois um cabo de internet, o qual acoplado a um data show e notebook possibilitou a transmissão do jogo em um grande telão. Coube ao Grêmio estudantil enfeitar o auditório com bandeiras e balões seguindo as cores da nossa bandeira; também prepararam uma pipoca básica, pois afinal todo bom jogo pede uma boa pipoca. Foi assim que as nove em ponto mais de 400 alunose professores empolgados e alegres cantaram junto com a seleção o Hino Nacional Brasileiro e vibraram com o apito do árbitro dando início a partida. Durante a partida e a cada momento aplausos se mesclavam com vaias ao adversário e gritos de incentivo aos jogadores da seleção. Quando a partida já se aproximava do final, o nervosismo tomava conta pela possibilidade de mais um empate, o que não seria bom para o Brasil; de repente o gol salvador acontece e o auditório explode em gritos de emoção e alegria que se repetiram quando ocorreu o segundo gol.  Fim de jogo e o Brasil conquistou sua primeira vitória; no rosto a felicidade e o alívio pelo bom resultado e  para professores e alunos a experiência ímpar de compartilhar um espetáculo como se estivesse no palco dos acontecimentos. Para todos fica a seguinte lição: -” a escola é um espaço de aprendizado sempre; nela se aprende a conhecer, a sonhar, a realizar, a respeitar, a amar  a viver e se emocionar”


. O ensaio para vida em sociedade começa na família e conclui-se na escola. Resgatar o respeito à patria, à família e á escola é uma tarefa fundamental e urgente. Somos movidos pela razão e pela emoção e cabe a todos o equilíbrio de ambas para buscarmos nossa realização pessoal.  O futebol carrega em si esta Mística de unir muitos corações por um único propósito: a alegria da vitória. Que a copa do mundo deste ano possa resgatar em nosso sofrido povo o sentimento de unidade, de esperança e realizações em todos os campos!! Unidos somos fortes!! E viva o Brasil e os brasileiros!! Boa sorte a nossa seleção!!

#Nota de agradecimento: .                             Nosso agradecimento especial por parte da direção, professores e alunos da EEB João Colodel ao Caríssimo Valdenir Martins Gerente Geral e Responsável Tecnico pela empresa Netvale.net  desde 2014. Valdenir foi aluno do colégio João Colodel e possui  Formação em Telecomunicações pela Faculdade SATC e sua empresa Netvale hoje atende 12 Municípios, sendo 05 Municípios já com Fibra óptica (Turvo, Ermo, Meleiro, Morro grande e Timbé do Sul). Desejamos à Valdenir e a empresa a qual representa Sucesso sempre!!

José Pedro Idalino

Eu sou o professor Jose Pedro Idalino, e sou natural de Turvo, filho da capital Turvo Baixo. De 1979 a 1985 fui seminarista da Ordem dos servos de Maria. Me formei na PUC do Paraná em 1987 com licenciatura em Filosofia e bacharelado em História e psicologia. Iniciei minha carreira de professor, começando no Pedro Simon em Ermo depois Jorge Shultz e colégio estadual de Turvo atual EEB Joao Colodel, no qual estou a 29 anos e hoje atuo na direção do Colégio pela segunda vez. Trabalhei como professor também em escolas particulares como Objetivo, Energia e Universidades como Unisul, Unibave e Unesc. Na Unesc fiz pós graduação em História e Mestrado em Educação. Atuei como professor por 15 anos em cursos como História, Matemática, letras, arquitetura, enfermagem, Artes visuais, Psicologia, Engenharia de materiais, Pedagogia, Administração comercio Exterior e Direito.