Cersul promove espetáculo encerrando o projeto da sustentabilidade

Na noite do dia 26/11, o centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi da prefeitura municipal de Turvo recebeu um espetáculo promovido pela Cersul chamado ” cooperação para eficiência”...

Geral
Por: Colunista Geral
IMG-20181203-WA0099

Na noite do dia 26/11, o centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi da prefeitura municipal de Turvo recebeu um espetáculo promovido pela Cersul chamado ” cooperação para eficiência” do grupo artístico do Paraná ” Espaço sou arte”. O centro de eventos lotou com a participação da comunidade Turvense, professores, alunos e diretores também dos municípios que participaram da parceria com a empresa Cersul. Na solenidade estavam presentes o presidente da Cersul Everton Schmidt e funcionários da empresa; o prefeito municipal de Turvo Tiago Zilli, bem como os prefeitos dos municípios de abrangência da Cersul dos municípios de Ermo, Timbé do Sul, Meleiro e Morro Grande; os diretores das escolas estaduais dos municípios envolvidos, e das escolas municipais do município de Turvo. Presentes no evento também a Secretária de educação do município de Turvo Susana Miranda e o Diretor do colégio Satc, faculdade parceira no projeto da sustentabilidade. Abrindo a solenidade tivemos os discursos do prefeito municipal de Turvo, Tiago; do presidente da Cersul, Everton; da secretária de Educação Susana e do diretor da Satc. Todos salientaram a importância do projeto para Turvo e região que tem por objetivo estimular o Consumo racional e consciente de energia elétrica a partir da conscientização dos alunos do ensino fundamental das escolas estaduais e municipais destes municípios citados. O presidente Everton lembrou da importância da empresa como subsidiária do aporte de energia para o desenvolvimento da região, e deste projeto que é inédito no Brasil, sendo portanto uma referência estadual e nacional por estabelecer uma relação estreita entre a empresa e a escola, entre a teoria e a prática concreta. Com efeito desde o mês de agosto às escolas destes municípios de atuação da Cersul receberam o container da casa sustentável e os professores da Satc que atuaram junto aos alunos das escolas. Cada escola havia recebido anteriormente um kit contendo livros, jogos educativos cadernos de atividades e DVDs. Agora no fechamento dos trabalhos cada diretor de escola recebeu um data show da empresa Cersul como forma de incentivo pela participação no projeto, e para uso de seus professores e alunos. Para brindar a todos pela primeira vez em Turvo o grupo artístico realizou várias apresentações de danças, músicas, dramas e artes cênicas. O grupo abrilhantou a noite com várias performances espetaculares, sendo um magnífico show de artes em todos sentidos. Está de parabéns portanto a empresa Cersul que a partir de seu presidente Everton Schmidt tem emplementado parcerias com a comunidade Turvense e municípios vizinhos objetivando desenvolver trabalhos de conscientização sobre a sustentabilidade energética e o consumo consciente. A finalidade de tudo isso implica no respeito a natureza e mais economia para cada associado que utiliza os recursos da energia elétrica. Parabéns a todos os envolvidos!!

José Pedro Idalino

Eu sou o professor Jose Pedro Idalino, e sou natural de Turvo, filho da capital Turvo Baixo. De 1979 a 1985 fui seminarista da Ordem dos servos de Maria. Me formei na PUC do Paraná em 1987 com licenciatura em Filosofia e bacharelado em História e psicologia. Iniciei minha carreira de professor, começando no Pedro Simon em Ermo depois Jorge Shultz e colégio estadual de Turvo atual EEB Joao Colodel, no qual estou a 29 anos e hoje atuo na direção do Colégio pela segunda vez. Trabalhei como professor também em escolas particulares como Objetivo, Energia e Universidades como Unisul, Unibave e Unesc. Na Unesc fiz pós graduação em História e Mestrado em Educação. Atuei como professor por 15 anos em cursos como História, Matemática, letras, arquitetura, enfermagem, Artes visuais, Psicologia, Engenharia de materiais, Pedagogia, Administração comercio Exterior e Direito.