Cersul inicia treinamento de sustentabilidade energética

Na última quinta feira(08/02) ocorreu no Auditório da EEB João Colodel o primeiro encontro preparatório de professores estaduais e professores da universidade Satc, responsáveis pelo treinamento. A abertura teve...

Geral
Por: Colunista Geral
IMG_20180208_113130348

Na última quinta feira(08/02) ocorreu no Auditório da EEB João Colodel o primeiro encontro preparatório de professores estaduais e professores da universidade Satc, responsáveis pelo treinamento.
A abertura teve início às 8:00 horas da manhã com a presença do Presidente da Cersul o Sr Everton Schmidt, os diretores das escolas, Prof.José Pedro Idalino (João Colodel), professoras Rosana Moro(Jorge Shutz) e Tita Baesso(Morro Chato) e mais de oitenta professores destas instituições.
O presidente Everton destacou a importância do projeto para Turvo e municípios de abrangência da Cersul no que tange a economia de energia e a consciência da sustentabilidade tão necessária para o futuro do planeta.
Everton ressaltou também o convênio firmado entre a empresa Cersul e Universidade Satc que ficará responsável pela preparação de alunos e professores tanto das redes estaduais quanto municipais. O projeto iniciado nesta quinta com professores terá outros desdobramentos teóricos e práticos com o alunos. Portanto o primeiro momento será de formação dos professores de turvo, Ermo, Meleiro e Timbé do Sul. No segundo momento os professores da Satc irão as escolas para efetuar a preparação dos alunos. No terceiro momento o projeto será colocado em prática por todas as unidades escolares envolvidas no projeto. Num quarto momento, serão avaliados os resultados obtidos com premiação de mérito as escolas participantes. Para dar sustentação ao projeto, a Cersul adquiriu um Container móvel, no qual está sendo montado pelos engenheiros da Satc um modelo de casa sustentável dentro dos padrões de economia propostos pela Agência Nacional de energia do País (ANEEL). Este container no segundo momento de preparação, estará presente nas escolas, para que alunos e professores além da teoria tenham acesso a parte concreta do projeto. Parabenizamos portanto a bela iniciativa da empresa Cersul, que através de seu presidente Everton colocará em ação um grande trabalho de conscientização no que tange a utilização correta da energia, este recurso da natureza tão importante e necessário para o desenvolvimento de nosso país em todos os sentidos. Sabemos que os recursos naturais são finitos, todavia precisamos do aporte de conhecimentos necessários, para utilização dos mesmos com critérios e racionalidade. A Cersul está dando um passo interessante neste sentido; que esta iniciativa seja coroada com sucesso, pois todos sairão ganhando e a natureza agradece!!

José Pedro Idalino

Eu sou o professor Jose Pedro Idalino, e sou natural de Turvo, filho da capital Turvo Baixo. De 1979 a 1985 fui seminarista da Ordem dos servos de Maria. Me formei na PUC do Paraná em 1987 com licenciatura em Filosofia e bacharelado em História e psicologia. Iniciei minha carreira de professor, começando no Pedro Simon em Ermo depois Jorge Shultz e colégio estadual de Turvo atual EEB Joao Colodel, no qual estou a 29 anos e hoje atuo na direção do Colégio pela segunda vez. Trabalhei como professor também em escolas particulares como Objetivo, Energia e Universidades como Unisul, Unibave e Unesc. Na Unesc fiz pós graduação em História e Mestrado em Educação. Atuei como professor por 15 anos em cursos como História, Matemática, letras, arquitetura, enfermagem, Artes visuais, Psicologia, Engenharia de materiais, Pedagogia, Administração comercio Exterior e Direito.