Cersul e o projeto de Eficiência energética

A empresa de energia Turvense Cersul está concretizando um projeto em parceria com a Faculdade SATC, que tem por objetivo estimular o consumo racional e consciente de energia elétrica,...

Geral
Por: Colunista Geral
IMG-20180820-WA0007

A empresa de energia Turvense Cersul está concretizando um projeto em parceria com a Faculdade SATC, que tem por objetivo estimular o consumo racional e consciente de energia elétrica, bem como estimular nos alunos dos municípios de abrangência da Cersul o interesse pelo assunto. Nesta última terça-feira dia 14/08, o projeto foi apresentado à comunidade turvense. Em frente a Igreja Matriz de Turvo estiveram presentes o Presidente da Cersul Everton Schmidt e representantes da Empresa, o Sr.Tiago Zilli Prefeito Municipal,a Secretária de educação Susana Miranda, o Pároco Frei José Flesh, e diretores das escolas estaduais, municipais e privadas(SATC), além de vários alunos destas escolas . Na ocasião o Prefeito Tiago ressaltou a importância do trabalho da Cersul para Turvo e região bem como do projeto de Eficiência que vai colaborar no processo de consciência de todos. A secretária Susana também destacou a relevância do projeto no processo de educação dos alunos das escolas municipais e estaduais e sua importância para Turvo; O presidente Everton lembrou que este é mais um sonho que está sendo concretizado na área de economia e eficiência energética e destacou que este projeto é inédito no País e está sendo referência no estado de Santa Catarina e também no Brasil. Este projeto será levado para a Assembleia Legislativa catarinense onde será apresentado e certamente receberá menção honrosa por parte da Áreas de Ciências, Criação e inovação do Estado.
Anteriormente o Presidente da Empresa Everton Schmidt já havia realizado uma reunião com diretores dos colégios de Turvo, Ermo, Meleiro e Timbé do Sul e Morro Grande, para explicar como funcionaria o projeto nas escolas. O público alvo segundo Everton serão alunos de 1° ao 9°ano das escolas públicas estaduais e municipais. Cada escola receberá um kit contendo: 7 livros, 1 jogo educativo,1 vídeo e um caderno de atividades. Serão realizadas atividades em sala de aula de forma individual e coletiva sendo que estas atividades levarão em conta assuntos tratados nos livros e demais recursos educativos. A finalidade é que as sugestões de aprendizagem cooperem para a autonomia dos educandos em sala de aula, dando continuidade ao assunto após o término do projeto. A casa eficiente permanecerá por um mês no máximo nos pátios das escolas destes municípios onde receberá a visita dos alunos do ensino fundamental e demais pessoas da comunidade interessadas em conhecer a casa e o projeto. O container é constituído de banheiro, sala e cozinha, apresentando na prática os eletrodomésticos de consumo eficiente com menor custo de energia. Os alunos participantes do projeto poderão também assistir à vídeos educativos sobre o assunto, bem como se divertir com jogos sobre a temática em questão. Todas as escolas participantes do projeto receberão material didático e todo o acompanhamento necessário da equipe de profissionais capacitados.
Parabenizamos portanto a empresa Cersul que através de seu Presidente Everton Schmidt desenvolveu um grande projeto de relevância nacional no que tange ao uso consciente e eficiente da energia elétrica; energia esta que move o mundo!!

José Pedro Idalino

Eu sou o professor Jose Pedro Idalino, e sou natural de Turvo, filho da capital Turvo Baixo. De 1979 a 1985 fui seminarista da Ordem dos servos de Maria. Me formei na PUC do Paraná em 1987 com licenciatura em Filosofia e bacharelado em História e psicologia. Iniciei minha carreira de professor, começando no Pedro Simon em Ermo depois Jorge Shultz e colégio estadual de Turvo atual EEB Joao Colodel, no qual estou a 29 anos e hoje atuo na direção do Colégio pela segunda vez. Trabalhei como professor também em escolas particulares como Objetivo, Energia e Universidades como Unisul, Unibave e Unesc. Na Unesc fiz pós graduação em História e Mestrado em Educação. Atuei como professor por 15 anos em cursos como História, Matemática, letras, arquitetura, enfermagem, Artes visuais, Psicologia, Engenharia de materiais, Pedagogia, Administração comercio Exterior e Direito.