CÂMARA DE TURVO

Aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira, 20, na câmara de vereadores de Turvo, indicação que dá nome de Albino Niotti à Taça do Campeonato Municipal de Turvo de...

Política
Por: Colunista Política
Grazielli

Aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira, 20, na câmara de vereadores de Turvo, indicação que dá nome de Albino Niotti à Taça do Campeonato Municipal de Turvo de 2019. Seu Tchéu como era conhecido era um profundo conhecedor e apreciador do futebol, sempre incentivando seus filhos a prática do esporte. Presentes na sessão familiares do homenageado, inclusive sua esposa Assunta Manenti Niotti. Sua neta Graziela leu sua biografia na Tribuna da Câmara. Vale lembrar que Tchéu, pai do vereador Samuel Niotti nasceu em 20.04.1926 e faleceu recentemente, em 01º.05.2018.

Usaram também a Tribuna da Câmara o senhor Deivi Scarpari Diretor Geral do UFC (Campus de Santa Rosa), e a professora Lisete Ribeiro que também coordena a instituição, que falaram da preocupação do contingenciamento de recursos através do governo federal, onde estão tendo que replanejar sua estrutura para conseguir chegar até o final do ano.

Um grande número de pessoas esteve presente nesta sessão.

MINOTTO EM TURVO

Na ultima sexta-feira, 17, foi a vez do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) fazer uma visita ao prefeito de Turvo Tiago Zilli. Minotto esteve em vários locais em Turvo e municípios da região durante todo o dia, acompanhado de sua assessora, a vereadora licenciada Gizeli Estevam Baesso, que organizou sua agenda.

Às 07horas o deputado concedeu entrevista ao comunicador Ninnonmar Moro, no programa Café com Notícias da Rádio Imigrantes.

Próximo a R$ 1milhão será destinado à Turvo, inclusive R$ 500mil ao Hospital São Sebastião.

Deputados estão fazendo roteiros pelos municípios em pleno 5 meses da nova gestão na Alesc. Na sexta-feira anterior, dia 10, foi a vez da Deputada Federal Geovania de Sá e do Deputado Estadual Volnei Weber visitarem Tiago e também a região.

Minotto 1

CARREIRA SOLO

Depois do comentário da coluna na edição anterior sobre possíveis candidatos a prefeito em Turvo na eleição do próximo ano, mencionando PP e MDB, o presidente do PSDB, Djalma Luiz Soratto, informa a coluna que pode haver uma terceira via, a exemplo da Cersul. “Vamos campear, tem muita gente cansada. Vamos fazer outro rumo”, ponderou Soratto. Djalma falou que vários nomes estão sendo sondados para disputar a majoritária.

 

MDB de Morro Grande reunido

A executiva municipal de MDB de Morro Grande, com vereadores do partido e o ex-secretário Ivo Zuchinalli, estiveram reunidos na noite de segunda-feira, 20, na residência do Presidente Ilso Crepaldi, para tratativas da participação na Convenção Estadual, preparação da Convenção Municipal em outubro e principalmente eleição municipal de 2020. Quatro nomes foram evidenciados como pré-candidatos ao executivo municipal, mas que por ora não serão divulgados.

O presidente, coordenador da reunião, falou da importância das reuniões e comunicou que tem recebido apoio de pessoas das outras agremiações partidárias que querem aderir ao projeto do MBD para o ano que vem. “Todos são bem vindos ao nosso MDB. Este que por três vezes administrou Morro Grande deixando grandes marcas, principalmente na geração de emprego e renda”, disse Ilso.

Mensalmente está acontecendo às reuniões, a fim de atualização sobre as novas regras da eleição e mobilização da militância e simpatizantes.

PREFEITOS  DE MORRO GRANDE

Desde sua emancipação, apenas quatro prefeitos administraram Morro Grande. De 1993 a 1996 Clélio Daniel Olivo, o Kéio; de 1997 a 2000 Dário Crepaldi; de 2001 a 2004 Clélio Daniel Olivo; de 2005 a 2012 Enio Zuchinalli; e de 2013 a 2020 Valdionir Rocha.

Próximo ano tem eleição e dois destes ex-prefeitos podem ser candidatos, Clélio e Enio.

Curioso é que Kéio perdeu para Enio em 2004 e Enio perdeu para Valdo em 2017.

 

NIVER DA GABRIELLE

No domingo 19, na localidade de São Bento, em Morro Grande, foi comemorado o aniversário de Gabrielle Coral, estudante de Medicina na Unisinos. A festa aconteceu no sítio de seu pai Osmar Coral e foi bastante prestigiada por parentes e amigos.

Na oportunidade presença também da Deputada Federal Geovania de Sá. Parabéns Gabrielle. Parabéns Osmar pelo local, bastante aconchegante e aprazível.

Gabrielli

 

RESSOCIALIZAÇÃO

O modelo de ressocialização de apenados, reconhecido nacionalmente em diversas oportunidades foi destaque no parlamento estadual, nesta terça-feira, 21. A deputada Ada de Luca, ex-secretária de Justiça e Cidadania, ressaltou os elogios do ministro Sérgio Moro, no último dia 17, “um reconhecimento às penitenciárias de Chapecó e São Cristóvão do Sul, que devemos estender às demais regiões do Estado”, complementou a deputada.

 

TOQUES FINAIS

*Depois de passar pela segunda cirurgia em menos de um mês, prefeito de Morro Grande Valdionir Rocha retornou ao batente na ultima segunda-feira, 20. Ainda sentindo os efeitos da cirurgia, Valdo já está bem de saúde

*Três finalistas foram classificados para a eleição do mascote da 24ª Festa do Colono de Turvo, que acontece de 08 a 11 de agosto. Haverá a votação popular através do Fanpage para conhecer o vencedor.
*Enquanto o prefeito Valdo Rocha (PSD) se concentra em administrar o município, para somente o ano que vem fazer política, nomes surgem para disputar sua sucessão, mesmo sendo questão de honra fazer o sucessor.
*Osmar Coral está em campanha e se diz candidato a prefeito, aberto a negociações com outros partidos. Disse ter conversas com MDB de Enio Zuchinalli e o PP de Kéio Olivo.
*Hoje a noite, 9h30min tem Fluminense e Atlético Nacional do Uruguai em partida de ida pela Sulamericana, direto do maracanã. Próxima quinta-feira, jogo de volta em Montevidéu.

Hideraldo L Pietsch

Hideraldo Luiz Pietsch, mais conhecido como Lalo é um apaixonado por política, reside em Turvo com que  é casado com Valéria Manfredini Pietsch e tem três filhas Morgana, Yonara e Elisa.

É colunista do Jornal Volta Grande desde Janeiro de 2000, e também é colunista do Jornal a Tribuna desde 2007.